segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um dia de cada vez.......

Deixei um resumo do que ocorreu na minha primeira gestação, mas talvez algumas mães gostariam de saber o depois de tudo isso. Como se supera uma perda e quais as ferramentas para conseguir continuar em frente com otimismo.
 As pessoas são diferentes umas das outras então reagem diferente aos acontecimentos em sua vida. O que posso dizer é que somos cercados por pessoas que amamos e nos amam, todos querem te confortar e as vezes falam coisas que vc não gostaria de ouvir naquele momento...... Sou sincera em dizer que algumas palavras entravam em um ouvido e saia logo em seguida pelo outro, coisas como: vc ainda é jovem e com certeza logo vai ter outro ....ou......não era pra ser, infelizmente Deus quis assim, eu não queria ouvir nenhuma palavra de conforto, porque o que se diz a alguem que perdeu sua mãe ou seu pai, saber que vc não vera mais aquela pessoa e dependendo da religião porque este blog não aborda temas religiosos, é muito doloroso. Eu estava alimentando através do meu sangue aquele bebe, ele se mantinha vivo e bem por minha causa eu sentia ele mexer, interagia com ele e tudo mais, e de repente ele vem ao mundo e logo em seguida morre,  eu não sei como era a Sophie, dizem que se parecia muito comigo, eu estava internada me recuperando de uma cesariana exit, não pude ir no funeral, lembro que no inicio meu arrependimento era não ter visto seu rostinho, mas o Eddy meu marido dizia "melhor assim", mas eu queria, depois vc sente uma falta daquela barriga e do bebe se mexendo(se bem que toda mãe deve sentir isso), cada um tem uma reação diferente ao luto, levei 15 dias para entrar no quartinho do bebe e assim de uma certa forma enterrar minha filha, guardei tudo, não me desfiz de nada pois já me passava a intençao de uma futura gravidez, então aquilo tudo iria ser util. Só deixei os moveis aparentes o resto da decoração eu guardei, hj sempre entro la para limpar e manter tudo cheiroso para um próximo bebe. Assim os dias foram passando, não me apego a datas, as vezes me lembro, tem pessoas que acham que não choro mais estão muito enganadas, choro muito ainda, na maioria dos dias estou bem, tenho pessoas para amar e me dedicar, preciso continuar em frente porque tenho muitos outros sonhos a realizar que já faziam parte da minha vida antes de engravidar e que ficaram para tras depois de engravidar, porque tive de priorizar, então eu digo que o que me ajudou bastante foi aceitar a perda, ter minha familia e amigos por perto em silencio sem querer me confortar apenas ficando ao meu lado e me fazendo rir, enterrando da minha forma meu bebe, e pensando no futuro em tudo o que eu queria realizar ainda inclusive ter outro filho, é dificil mas como eu sempre digo a vida não para.........é preciso ir um dia de cada vez.....boa sorte.

5 comentários:

  1. Cris...

    q relato forte, emocionante e triste...
    como escrevi no seu orkut, acompanho vários blogs, e alguns deles, de mães q perderam filhos, por 'n' causas... e sou franca em falar q não faço idéia em imaginar a dor q é...

    mas torço por vc, pela sua família e pela sua felicidade!!!

    saiba q a iniciativa do blog pode ser mto bom, pra vc, pra mães q passaram por experiencias iguais ou parecidas e tb pra quem nunca passou, mas q aprende mto com td isso! pode estar certa!

    bjão
    da Li
    http://liliangratti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que mesmo engravidando novamente,essa lacuna sempre ficará,pois não substituimos filhos,nem pais ou irmãos...Mas a vida continua,cheia de surpresas maravilhosas...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Admiro....e fico muito feliz de você resolver dividir esta sua experiências com outras pessoas, dando força e esperança para outras mães que passaram ou estão passando por situações semelhantes.
    Lendo o seu relato percebi o quanto que tem muita garra..e por isso merece vencer!!!
    Quando chegar a sua hora (e vai chegar),vocês serão (com certeza), ótimos pais...
    Não acompanhei sua gravidez pessoalmente, mas acompanhava através dos seus registros no orkut, por isso também fiquei chocada quando soube do ocorrido...
    Estou feliz por estar se recuperando e te desejo BOA SORTE!!!

    bEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,

    Escrever ajuda a organizar as idéias, a administrar a ansiedade, a suportar o tempo de espera até a chegada/nascimento do filho tão esperado e sonhado!
    Fiquei emocionada com seu relato e te digo, de experiência própria, que seu dia de ser mãe vai chegar!!!
    Muitas vzs nós fazemos uma programação para nossas vidas, mas Deus tem outros propósitos!
    Eu criei meu blog enquanto esperava a chegada da minha terceira filha e escrever me ajudou muito!
    Eu nunca engravidei e sei o quanto essa fase de expectativas e esperas é angustiante e dolorida, mas não consigo imaginar o que seja esta espera depois de passar pelo que vc passou!
    Continue escrevendo e conserve sua fé que isso tudo um dia será recompensado com a maternidade tão esperada!
    Como falei, nunca engravidei, mas estou esperando por minha quarta filha, vivendo novamente a expectativa e ansiedade de uma espera sem data para terminar!

    super beijo,

    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Ai, Cris! Não tem o que dizer numa situação dessas,... Mas meu coração aperta sempre que vejo uma mãe arder de dor, pela perda de um filho. Poderia dizer que imagino o que você passou, mas não posso nem imaginar! Lembro quando meus filhos nasceram e foram para a UTI Neonatal, quando tive que voltar para casa sozinha... foi horrível, mas sabia que eles estavam lá,... O que você passou não deveria existir!!!! Mas se aconteceu, a única coisa que você pode fazer é sofrer e superar, e tentar novamente, e também orar pela tua pequena, que certamente teve a missão dela, seja qual tenha sido... Ou ela precisava passar por isso, ou você.... mas é aquilo,... coisas horríveis para ouvir!
    Espero que logo possas ter a felicidade de ver o rostinho do teu ou da tua filhota que virá e que vocês possam viver lindos momentos juntos! Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Relate seu caso ou de algum conhecido.